- Insuficiência renal
Quem é gateiro sabe que os felinos não curtem muito água. A baixa ingestão de água colabora para uma das doenças comuns em gatos, a insuficiência renal. É mais frequente em gatos mais velhos, ocorrendo também quando os rins já não trabalham tão bem. Com isso, pode levar a problemas como anemia, diarreia e desidratação. - FIV (Imunodeficiência Viral Felina)
Conhecida como AIDS Felina, a FIV ou Imunodeficiência Viral Felina é uma das doenças mais temidas. O vírus ataca o sistema imunológico dos gatos e pode levar à morte, principalmente devido a infecções que se aproveitam da falta de defesa do organismo. A formas mais comum de transmissão da FIV é por meio do contato de um gato saudável com a saliva de um gato infectado. Por isso, a doença é mais comum entre os pets que andam livremente ou que se envolvem em brigas. Além também de poder ser transimtida através da relação sexual com um felino infectado. - Obesidade
Apesar de gatos mais gordinhos serem tão lindos, a obesidade pode causar complicações, como diabetes, problemas articulares e alterações cardíacas. Por isso, nada de deixar de tratar a obesidade dos felinos por parecerem mais fofinhos.